Ser Feliz

Por Priscila Lima de Charbonnières


"Se um ser humano decide ser feliz, nada na terra tem o poder de fazê-lo ser o contrario". Uma Krishnamurthy Ser feliz é uma decisão a ser tomada.
A felicidade não está relacionada aos acontecimentos da vida, e sim à forma como lidamos com eles. Está diretamente relacionada ao ângulo pelo qual olhamos cada situação.

Há um dito popular que ilustra isso com tremenda simplicidade: "Quando duas pessoas olham para o mesmo copo de água pela metade; uma o vê quase cheio e a outra o vê o quase vazio". Ou seja, tudo é uma questão de prisma.

Olhe para a natureza, para as estrelas, sinta a existência e você verá que tudo vibra em perfeita harmonia. Perceberá como se sentirá feliz. Harmonia é igual à felicidade. Quando nos desarmonizamos, nos distanciamos da nossa felicidade.

A decisão que uma pessoa toma de ser feliz está na escolha de voltar para o centro do seu ser, para a sua consciência e harmonizar seus sentimentos, pensamentos e ações.

Nossos pensamentos geram sentimentos, nossos sentimentos nos impulsionam a agir.

Quando este processo é natural e harmonioso a visão fica mais clara, nos sentimos mais felizes e preservamos a nossa saúde emocional.

Estados emocionais sadios tornam nosso olhar mais luminoso, tanto para o interior quanto para o exterior.

A saúde emocional depende do quanto estamos alerta: alerta para conhecermos nossas emoções negativas e transformá-las em positivas, alerta para sermos temáticos; compreendermos as emoções negativas alheias, mas não nos identificarmos com elas.

A empatia
Empatia nos dá a capacidade de compreender o sofrimento da outra pessoa sem sofrer junto e, dessa maneira, ter mais condições de ajudá-la.

Só quando conseguimos nos manter neutros ou positivos em relação à determinada situação é que podemos levar outra pessoa para uma esfera mais luminosa e feliz.

Conhecer-se
O autoconhecimento é um elemento essencial para ser feliz. Permite-nos enxergar as sutilezas daquilo que realmente pode fazer bem à nossa alma, aos desejos mais íntimos.

Estamos em um tempo contaminado por consumo compulsivo, triunfos do ego, culto à imagem e ao poder.

Pessoas que poderiam ter sido artistas tornaram-se homens de negócios. Outras que poderiam de ter sido médicos tornaram-se engenheiros. As pessoas fazem coisas que nunca quiseram fazer apenas para atingir determinadas posições sociais. Isso só pode trazer infelicidade.

é preciso conhecer e respeitar o desejo da alma e seguir uma vida com significado e propósito.

O conhecer da nossa personalidade e da nossa alma, a reflexão do sentido da vida, o respirar de forma consciente nos afasta das ilusões.

Percepções apressadas podem nos levar a estados de euforia momentâneos, mas a felicidade é mais profunda. Não é momentânea, é plena. é o retorno à nossa essência.

Nossas emoções estão intimamente ligadas à perspectiva com a qual olhamos para os acontecimentos.

O desejo real de ser feliz requer determinação, encorajamento.

Ao decidir ser feliz, a melhor coisa que você pode fazer é a autorrealização. Uma pessoa realizada influencia muitas outras a se realizarem.

Pessoas realizadas são mais felizes e naturalmente meditativas, empáticas e contemplativas. Aumentam seus horizontes de consciência.

Para excretamos nosso potencial de felicidade e de equilíbrio emocional, precisamos evitar a extrema racionalização da vida.

Se nos distanciamos de nossos sentimentos e pouco percebemos ou escutamos nossa consciência, sofremos um represamento de emoções.

Emoções negativas também precisam ser vivenciadas e colocadas para fora. Comprimidas, elas explodem com potência devastadora, contaminando nossa percepção. é preciso limpar a caixa de Pandora, trabalhar o que há de mais obscuro e viver o esgotamento desse conteúdo. Só assim podemos trilhar o caminho daquilo que que pensamos, percebemos, sentimos e intuímos de forma mais sincera.

Reprimir uma emoção é o caminho para que ela te acompanhe por toda uma vida e obstrua os caminhos para a felicidade.

A felicidade surge quando sua vida é compati?vel com o que você é. Quando sua personalidade se encaixa na sua alma.

A percepção
Rotinas agressivas de tarefas ligam o piloto automático em nossas vidas. Deixamos de perceber nossas essências e, consequentemente, deixamos de perceber o que realmente amamos.

Se você ama sua vida e realmente ama o que faz, você se torna feliz e nada o pode desviar.

A felicidade é também fruto da plena percepção e vivência do momento presente. A experiência da felicidade depende, portanto, da nossa percepção, que, por sua vez, precisa estar saudável, translúcida.

O caminho
A compreensão de nossas emoções é uma grande aliada para a vivência de nossa felicidade.

Nós temos emoções negativas geradas, por exemplo, pelo excesso de competitividade da vida moderna. Temos emoções humanas, como, por exemplo, amizade e felicidade, e temos emoções divinas, como amor incondicional, gratidão e coragem, além dos estados de intuição e plenitude.

Quando permitimos que as emoções divinas ou estados de intuição e plenitude tomem conta do nosso ser, a tristeza jamais poderá se instalar.

Como se fossem duas estações de rádio; fica impossível o mesmo aparelho (você) tocar as duas estações ao mesmo tempo. Como se você flutuasse sobre as situações sem se misturar a elas.

Quando sofremos, é porque ignoramos o nosso potencial divino e, quando manifestamos o divino, o sagrado que cada um de nós tem em nossa consciência, nos realizamos e nos aproximamos de nossas missões de alma. Surge então a plenitude.

Passamos a enxergar a natureza divina por trás de cada ser humano e por trás de cada situação que nos deparamos. Nesse estado de consciência, respeitamos e aceitamos aquilo que não nos parece bom em um primeiro momento porque entendemos que aquela situação é apenas uma peça do nosso grande quebra-cabeça da vida.

Nem todas as peças são bonitas, mas, quando entendemos que elas juntas formam uma linda história de vida, passamos a admirá-las e sentir gratidão por elas comporem a nossa história, preenchendo perfeitamente seus espaços.

A felicidade acontece quando fluímos com a vida e não quando lutamos com ela.

Fluir com a vida significa confiar em nossa trajetória de alma, em nossa bagagem espiritual e em nossas escolhas terrenas. Significa confiar em que, se você fizer a melhor escolha dentro da sua consciência no momento presente, o futuro será consequência dessa escolha.

Você é responsável pelas suas escolhas e é o criador do seu destino.

Quando fazemos escolhas conscientes, temos a confiança de que o futuro será a consequência dessas escolhas, portanto, será perfeito para aquilo que você tem que viver e aprender para evoluir como ser humano.

Crie apenas metas mundanas e, provavelmente, se frustrará, terá emoções negativas e entrará em diversos círculos viciosos.

Coloque sua atenção no momento presente e flua com a sua vida. Esteja presente a cada suspiro, esteja em harmonia com o seu corpo, com a sua consciência e com seu meio ambiente.

Deseje a perfeição, mesmo que para o seu vão entendimento ela pareça imperfeita?

A transformação
Nossas emoções necessitam de limpeza, de transformação.

É importante encararmos nossos sentimentos negativos e transformá-los em positivos através de uma mudança de perspectiva em vez de reprimirmos. Imagine uma bola dentro de uma piscina. Você a força para baixo. Quando solta, ela vem à superfície com muito mais força. O mesmo acontece com as emoções reprimidas. Isso gera uma luta interna, uma tensão constante.

Deixe fluir, vivencie as emoções negativas e as transforme em positivas, a seu favor. Torne o seu dia mais consciente, meditativo.

Meditar é contemplar a si mesmo e à vida. A palavra contemplar tem na sua acepção de origem a "observação descompromissada e leve". Esse estágio meditativo nos envolve em patamares de confiança saudáveis. Passamos a confiar sem nos prendermos a definições religiosas em que somos criados com existência, e passamos a trabalhar cada vez mais para expandir a nossa consciência.

Viver a vida terrena assume uma densidade leve, sobrepondo-se às acelerações de pensamento. De certa maneira, algo interno nos apazigua com a certeza de que, quanto mais conscientes forem nossos atos no momento presente, mas teremos confiança no futuro.

Exercite a confiança, eleve sua autoestima. Construa sentidos para sua vida, ame. Ame, a si mesmo e ao próximo.

"O amor é o único caminho real para a felicidade. O amor nos conecta ao divino, nos coloca em contato com nossa alma e permite nos relacionarmos com outras pessoas de alma para alma. Esse é o verdadeiro sentido da vida. Essa é a verdadeira felicidade. Todo o resto é apenas parte deste caminho." - Priscila Lima de Charbonnières